TODOS

Em busca do pensamento complexo diante de um cenário de incertezas

Em meio a tantos desdobramentos provocados pelo novo coronavírus, questões sobre a saúde pública, a economia e a sociedade estão sendo discutidas constantemente, a fim de garantir maior segurança e qualidade de vida para a população. Neste cenário de incerteza e de extrema complexidade, faz-se necessário que a educação acompanhe o atual momento e crie situações de aprendizagem que explorem as relações entre as diversas áreas do conhecimento, buscando romper com a segmentação das disciplinas, aproximando-se de um pensamento complexo.

Na volta às aulas, os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio usaram a plataforma Padlet para criar um mural interativo e compartilhar informações a partir do tema “Ciência e sociedade em tempos de crise sanitária”. A atividade envolveu os professores de todas as disciplinas, que trouxeram assuntos da sua área de conhecimento, que dialogassem, direta ou indiretamente com o tema gerador escolhido.

Os estudantes, por sua vez, a partir das reflexões provocadas por cada disciplina, utilizaram a ferramenta Padlet para construir, de forma colaborativa, um quadro virtual capaz de organizar e sistematizar as diversas informações e conteúdos aprendidos durante essa atividade.

Clique nas imagens para acessar o mural completo: