ENSINO MÉDIO

Eletiva: Literatura não canônica

A eletiva “Literatura não canônica: análise e repertoriamento” foi desenvolvida para complementar o currículo programático da disciplina de Literatura no Ensino Médio. A partir da discussão dos critérios de seleção das obras que são consideradas típicas do repertório literário brasileiro, os alunos são capazes de compor um cenário nítido da própria sociedade e, assim, passam a conhecer e valorizar as produções que ficam de fora do recorte canônico.

No primeiro trimestre de 2020, a turma que iniciou a disciplina discutiu temas caros àqueles que se debruçam sobre a composição social e analisou, de maneira profunda e multiperspectiva, as manifestações artísticas consideradas marginais e periféricas: da Geração Mimeógrafo aos saraus periféricos, passando pelo Rap. O repertoriamento artístico transcendeu a análise textual e contribuiu para o estudo da dinâmica social.

No final do curso, cada aluno teve a oportunidade de apresentar um novo poeta e uma nova poética marginal para a turma em um seminário recheado de boas obras, análises consistentes e vontade de dar voz a quem tem muito a dizer.