EDUCAÇÃO INFANTILENSINO MÉDIOFUNDAMENTAL ANOS FINAISFUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Diversidade e inclusão: somos todos iguais nas nossas diferenças

“A diversidade garante que crianças possam sonhar, sem colocar fronteiras

ou barreiras para o futuro e os sonhos delas.” –  Malala

Cada pessoa é única e tem um jeito de ser, mas há algo que precisa ser comum a todos os indivíduos: o respeito. No CVVP, o mês de abril é dedicado a diversidade e inclusão escolar, que aborda a importância da autoaceitação e da aceitação em relação ao outro.

Diante disso, as Orientadoras Educacionais Flávia Guedes e Renata Haddad estão trabalhando o tema de diferentes maneiras. “Falar e discutir sobre diversidade quando estamos em uma roda de conversa com as crianças, por exemplo, é mais fácil, pois eles olham uns para os outros, porém esse é um trabalho que precisa acontecer também a distância”, afirma Flávia.

Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, por exemplo, a abordagem será feita em forma de contação de histórias online. Já para o Ensino Médio, o trabalho será conduzido por meio de fóruns online, além de propostas de filmes que falam sobre inclusão.

Discutir a diversidade é exercitar a tolerância, a cidadania, a alteridade e a empatia, além de promover a diminuição do constrangimento, da discriminação e do preconceito. Renata conta que “o objetivo principal do projeto é oportunizar vivências entre os alunos para que eles percebam que somos todos diferentes, sendo isso maravilhoso, e que precisamos nos colocar no lugar do outro antes de criticar ou comentar alguma coisa”.

Para isso, o projeto utiliza os cinco pilares da educação inclusiva: resiliência, visibilidade social, empatia, humildade de aprender com as diferenças e de diferentes formas e cidadania.

Flávia conclui que “o tema diversidade e inclusão é importante em qualquer época do ano, mas nessa época de pandemia onde momentos de ansiedade podem ficar bem evidentes, é muito importante ressaltar a importância do valor da individualidade de cada um”.