FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Dinâmica e interatividade com a plataforma Edupulces

As aulas de matemática continuam cheias de interatividade com o uso de ferramentas e plataformas que aumentam o engajamento dos alunos. Com elas, é possível dinamizar o aprendizado fazendo com que os estudantes experimentem novas formas de aprender.

Com base em um exercício do livro sobre gráficos com números positivos e negativos, as turmas dos 7ºs anos usaram a plataforma Edupulses com o objetivo de estimular o aprendizado, utilizando algumas das ferramentas disponíveis no site.

Com a opção “nuvem de palavras”, as turmas interagiram para responder uma pergunta direta e, assim, compartilharam as próprias experiências. Já com a ferramenta “ranking” foi possível identificar o que foi considerado mais importante para o grupo. Por fim, a “múltipla escolha” permitiu verificar qual a percepção dos alunos em relação ao assunto trabalhado.

O resultado foi uma aula divertida, na qual os estudantes puderam analisar o próprio aprendizado e quais aspectos precisam ser melhorados.