DESTAQUEEDUCAÇÃO INFANTILENSINO MÉDIOFUNDAMENTAL ANOS FINAISFUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Dia Mundial do Meio Ambiente: a poluição do ar

CVVP participa de desafio da Organização das Nações Unidas para o  Dia Mundial do Meio Ambiente 2019. #BeatAirPollution #WorldEnvironmentDay

A cada ano que passa, os eventos do Dia Mundial do Meio Ambiente têm contado com a participação de diversos países. A data é celebrada anualmente no dia 05 de junho e, neste ano, tem como objetivo conscientizar e chamar a atenção para um problema urgente: a poluição do ar.

Para combater a poluição também no Brasil, a ONU Meio Ambiente lançou, pela primeira vez, um site (https://www.worldenvironmentday.global/pt-br/o-que-e-o-dia-mundial-do-meio-ambiente) em português. Nele é possível encontrar reportagens, publicações, dados sobre a poluição e outras informações sobre a data.

A plataforma conta, ainda, com um mapa interativo que permite acompanhar eventos de diversos lugares do planeta, promovidos por escolas e organizações.  Dessa forma, é possível reunir esforços para combater a poluição do ar e unir pessoas e organizações interessadas nesse objetivo.

Além de incentivar empresas e instituições de ensino a realizarem ações com o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2019, a ONU lançou o Desafio da Máscara, no qual cada cidadão precisa postar uma foto nas redes sociais cobrindo o nariz e a boca, para pedir aos líderes e governos ações para um ar mais limpo.

No CVVP as ações já começaram. Confira:

Quarta-feira – 05 de junho

Dia 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, para finalizar o desafio proposto pela ONU, alguns alunos do Fundamental II e Ensino Médio utilizaram uma bicicleta para ir ao colégio.

A ação tem o objetivo incentivar o debate sobre a utilização de carros na cidade e a reflexão sobre a emissão de gases poluentes. Além disso, andar de bicicleta melhora o condicionamento físico e evita o surgimento de doenças crônicas.

Foi uma experiência diferente e muito positiva, que serve de inspiração para as próximas ações.

Cuidando do que é de todos

Além das ações anteriores, os alunos João Pedro Vassalo e Eric Gazzola, do Ensino Médio, tiveram a iniciativa de montar um grupo para cuidar do bairro Moinho Velho, onde está localizado o CVVP. A ideia surgiu dos próprios alunos, que resolveram convidar as turmas do sexto ano ao Ensino Médio para participarem.

Nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, eles montaram uma roda de conversa com os estudantes interessados para apresentar o projeto. Com o slogan “o verde em extinção aumenta a poluição”, a proposta inicial do grupo é realizar um mapeamento do bairro e identificar as áreas que precisam de limpeza e revitalização.

Com essa primeira etapa finalizada, os estudantes irão se organizar para realizar a limpeza dos pontos identificados. Caso seja necessário, a prefeitura também será acionada para fazer a remoção de entulhos e revitalizar as praças.

Como parte das ações, o grupo pretende conversar com os moradores da região para conscientizar sobre as formas de contribuir com a preservação do bairro. A expectativa é que nas próximas semanas sejam realizados outros encontros para definir as novas etapas e organizar as datas.

Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.

Paulo Freire

Terça-feira – 04 de junho

A terça-feira foi dia de plantar mudinhas no CVVP. Um grupo de alunos da Educação Infantil plantou hortaliças e todos poderão acompanhar o crescimento delas.

Essa foi mais uma ação realizada para promover a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e refletir sobre os inúmeros recursos e benefícios que a natureza oferece.

Os estudantes também usaram a máscara que confeccionaram para participar do Desafio da Máscara.

Segunda-feira – 03 de junho

Um grupo de alunos, do Fundamental I, produziu  máscaras e se reuniu no pátio do CVVP, depois do intervalo, para coletar os lixos e orientar outros alunos sobre o descarte correto.

A ação teve como objetivo conscientizar sobre a importância do descarte correto e, além de cuidar do meio ambiente, promover um lugar mais limpo para todos.

Vale lembrar que o CVVP conta com diversas campanhas, ações e pontos de coleta de materiais recicláveis como uma forma de contribuir com a preservação do meio ambiente e engajar toda a comunidade escolar.