PASTORAL

Dia da Educação Vicentina

“….Ir por toda a terra; para fazer o quê? Abrasar os corações das pessoas, fazer o que o Filho de Deus fez”.  (São Vicente de Paulo)

Queridos pais,

No dia de hoje, 3 de abril, está sendo comemorado por todas as Escolas da Rede Vicentina de Educação do Brasil o Dia Nacional da Educação Vicentina, data escolhida por marcar a chegada das primeiras Irmãs Filhas da Caridade no Brasil.

Desde sua origem, a Educação Vicentina integra a identidade e missão do Carisma assumido pelas fundações e iniciativas de São Vicente de Paulo e de Santa Luísa de Marillac, em referência particular à Companhia das Filhas da Caridade. A primeira Filha da Caridade, Margarida Naseau, aprendeu a ler para ensinar aos pobres camponeses de sua região. Luísa de Marillac, mestra exímia e apóstola da caridade criou a obra das “Pequenas Escolas” ou “Escolas Paroquiais” voltadas ao letramento e formação religiosa das crianças pobres do século XVII, especialmente das meninas. Foi a semente do que conhecemos hoje como Educação Vicentina.

Ao longo dos séculos, essas motivações carismáticas foram sendo amadurecidas pelas experiências da comunidade educativa vicentina, e enriquecidas pelo desenvolvimento da ciência pedagógica. Não obstante os diferentes tempos históricos e as realidades socioculturais em que está inserido, observa-se que o Projeto Educativo Vicentino se mantém fiel ao seu intuito originário que é ser uma expressão efetiva da caridade de Jesus de Nazaré, traduzida em vida em abundância para todos e todas, especialmente para os/as mais empobrecidos/as.

Neste sentido, a proposta de um “Dia da Educação Vicentina” nos coloca diante dessa memória histórica compartilhada e convida as Instituições Educativas Vicentinas do Brasil a celebrarem esse vínculo comum, em vista de uma crescente aproximação e interação entre as trajetórias regionais vividas pelas seis Províncias. A data de 03 de abril recorda a chegada das primeiras Filhas da Caridade ao Brasil no ano de 1849, marcando, assim, o início da presença e atuação do carisma no território brasileiro pela fundação do Colégio da Providência em Mariana/MG.