FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Densidade e resistência com atividades maker

Depois de consolidar um modelo para as atividades maker, foi possível perceber o engajamento dos alunos em desenvolver automaticamente os desafios escolhidos para este momento de distanciamento social. A proposta, em parceria com o Nave à Vela, é de estimular os estudantes a usarem a criatividade e a capacidade inventiva para solucionar situações problema, sempre com uma jornada de aprendizagem bem definida.

Na primeira semana de junho, as turmas dos 6ºs anos participaram de duas atividades que contemplaram esses aspectos. A primeira, chamada “Ponte de Papel”, teve o objetivo de proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar as habilidades adquiridas em corte e dobra de papelão, para construir uma ponte utilizando uma folha A4.

Com a atividade, os educandos puderam perceber as diferentes maneiras e aumentar a flexibilidade do papel e testaram a resistência da estrutura montada, colocando em cima pequenos objetos de diferentes pesos.

Já na segunda semana, as turmas estudaram a densidade dos materiais com a atividade “Afunda ou flutua”. Deste modo, os estudantes puderam compreender a relevância da relação entre massa e volume de um objeto para ele afundar ou não e, assim, foram capazes de propor possibilidades para evitar que os itens selecionados não afundassem.

Veja alguns momentos: