DESTAQUEENSINO MÉDIOFUNDAMENTAL ANOS FINAIS

CVVP realiza 3ª Semana de Profissões

A 3ª Semana de Profissões do CVVP começou na última segunda-feira (26) e os estudantes marcaram presença para tirar dúvidas e conhecer sobre os mais diferentes cursos oferecidos pelas universidades.

Acompanhe:

Segunda-feira | 26 de agosto

O evento começou com uma palestra do Instituto Presbiteriano Mackenzie, sobre fisioterapia, que abordou diferentes características da área e, entre outros aspectos, qual o perfil desejado para exercer a profissão.

Já a Universidade São Judas Tadeu proporcionou uma oficina de currículos que mostrou, entre outras informações, a forma correta de se portar em entrevistas de emprego, os erros mais comuns, como montar o currículo corretamente e os cuidados com a imagem pessoal.

Terça-feira | 27 de agosto

Formada pela Cásper Líbero, a jornalista Jéssica Cruz compartilhou com os estudantes dicas para os futuros profissionais da comunicação e, também, quais desafios serão enfrentados. Os alunos também participaram de uma oficina de publicidade, envolvendo criação de slogan com case aplicado e exemplos do dia a dia do publicitário.

Já na palestra do IED, o professor Indio San, pseudônimo e marca registrada de Everson Nazari, conversou com os alunos sobre design gráfico e digital. Os estudantes puderam tirar dúvidas sobre a carreira profissional e conhecer como funciona a dinâmica de aprendizado no IED.

Quarta-feira | 28 de agosto

A professora da FMU, Vilma Frois, apresentou as áreas de Administração e Ciências Contábeis, e elucidou questões relacionadas ao mercado de trabalho. Com exemplos de características que fazem a diferença na hora de buscar emprego, ela compartilhou de que forma os estudantes podem alcançar uma colocação profissional quando ainda não têm experiência.

Segundo ela, fazer a diferença é essencial. Saber lidar com a grande quantidade de informações disponíveis atualmente e estar preparado para novos desafios são características importantes. “Dentro de um curso de negócios esse é o foco principal, formar gestores para comandar uma empresa”, afirmou Vilma.

Já o Centro Universitário FEI apresentou as oportunidades de atuação e as perspectivas para o novo cenário tecnológico em relação à Engenharia Mecânica, com a palestra do professor Marko Ackermann. Os alunos puderam compreender de que forma a novas tecnologias influenciam na formação dos futuros profissionais da área e como é a infraestrutura oferecida pela instituição.

Por fim, foi realizada uma palestra sobre Aviação Civil com o piloto de helicóptero, Ricardo Guerra.  Os jovens conheceram qual é a formação profissional necessária, como funciona o mercado de trabalho, a carreira e de quanto, aproximadamente, é o investimento.

Quinta-feira | 29 de agosto

No quarto dia de evento, os alunos participaram de uma palestra sobre manufatura aditiva e impressão 3D com o professor Fernando Gasi, da UFABC, que apresentou a universidade e conversou com os estudantes sobre a construção de um modelo 3D.

Durante a palestra, Fernando explicou quais são as formas de fazer essa impressão, os métodos usados e os tipos de fabricações possíveis. De forma interativa, os jovens tiraram dúvidas e conheceram exemplos de materiais impressos.

Ainda na quinta-feira, o professor da ESPM, Alexandre Coronato, compartilhou com os estudantes os seus conhecimentos em fotografia digital, explorando as mudanças das máquinas fotográficas.

Além de explicar a etimologia da palavra fotografia, Alexandre deu exemplos de como eram registradas as fotos antigamente e quais os processos envolvidos.

Sexta-feira | 30 de agosto

O professor Dr. Gerson Montovani, que atua no Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas e nos Programas de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC, esteve no CVVP para conversar sobre a escolha da graduação.

Durante a palestra, ele falou sobre o mercado de trabalho e ressaltou a importância de continuar os estudos e realizar projetos durante a vida. Gerson também falou sobre a necessidade de criar gosto pela leitura e de como o ingresso em uma universidade contribui para o avanço do país.

Já a professora Bárbara Lopes, da Universidade São Judas Tadeu (USJT), compartilhou com os estudantes alguns conhecimentos na área de direito. Ela explicou as influências do direito romano na legislação brasileira e comentou sobre as disciplinas na grade universitária.

Além disso, Bárbara conversou com os alunos sobre as perspectivas e mudanças no cenários do direito, principalmente em relação às mulheres. Os alunos tiraram dúvidas e uma aluna de direito da USJT também contribuiu com as experiências vividas em sala de aula.

Ainda na sexta-feira, o médico veterinário Dr. Hélio Savioli marcou presença na 3ª Semana de Profissões do CVVP com uma palestra sobre medicina veterinária. Ele abordou a regulamentação da profissão, citou algumas das 80 áreas de atuação profissional e elencou alguns aspectos que os alunos devem conhecer antes ingressar na área.