ENSINO MÉDIO

Consumo e mercado de trabalho na pandemia

De acordo com um estudo da McKinsey & Company, baseado em países como China, França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos para analisar os gastos dos consumidores, algumas mudanças de consumo ficaram mais evidentes neste período como, por exemplo, o aumento do e-commerce alimentício, gastos com itens para o cuidado da casa e o aumento da telemedicina.

Com a disciplina eletiva de Educação para o Consumo, os alunos têm sido estimulados a olharem de maneira mais abrangente para as dinâmicas comerciais do mundo moderno, ainda mais neste período de pandemia. Assim como no estudo da McKinsey & Company, os estudantes também estão fazendo pesquisas, buscando informações e verificando dados que possibilitem análises mais detalhadas sobre alguns panoramas que envolvem as características de consumo.

Entre os trabalhos realizados no primeiro trimestre do ano, os alunos estudaram sobre os impactos da pandemia em relação às mais diferentes profissões e utilizaram a plataforma Padlet para produzir um mural colaborativo. Fizeram, ainda, pesquisas de mercado e comparam preços de cestas básicas utilizaram o Excel para montar tabelas comparativas.

Também participam de uma atividade sobre o descarte de plástico no meio ambiente. Além disso, tiveram a oportunidade de simular a abertura de um comércio, que envolveu o planejamento do produto, divulgação e venda.