DESTAQUEEDUCAÇÃO INFANTILENSINO MÉDIOFUNDAMENTAL ANOS FINAISFUNDAMENTAL ANOS INICIAISINTEGRAL

Confira como foi a Semana da Água no #CVVP

Hoje, 22 de março, celebramos o Dia Mundial da Água. Instituída pela Organização das Nações Unidas, a data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a preservação de bens naturais, sobretudo da água.

Durante essa semana os alunos participaram de atividades com o objetivo de refletir sobre a importância da água para a vida dos seres vivos que habitam a Terra e quais os cuidados necessários para preservar esse recurso natural.

Veja como foi a programação da semana:

Terça-feira | 19 de março

Para iniciar a semana da água a Professora Luciana Travassos, da Universidade Federal do ABC, realizou uma palestra com os alunos dos nonos do Ensino Fundamental II aos terceiros anos do Ensino Médio. Doutora em Ciência Ambiental, Luciana abordou o tema Políticas Públicas e Água: Quem mora na beira do rio?.

A palestra foi muito interativa, os alunos puderam participar durante a explicação, dar opiniões e tirar dúvidas.

Assista ao vídeo abaixo e confira alguns momentos:

Quarta-feira | 20 de março

Os alunos do Fundamental I fizeram a leitura e análise dos artigos que compõem a Declaração Universal dos Direitos da Água. A partir dos direitos existentes, eles elaboraram propostas e ações concretas que sejam capazes de viabilizar todos os direitos existentes.

A atividade possibilitou a reflexão em relação ao assunto e despertou a criatividade dos   estudantes, que utilizaram o senso crítico para analisar as consequências geradas pelo desperdício desse recurso natural.

Veja alguns momentos:

Quinta-feira | 21 de março

A Educação Infantil discutiu o uso consciente da água no cotidiano da casa e da escola. Os alunos coloriram um cartaz com os bons costumes para um consumo consciente, e que está disponibilizado para download, com o objetivo de que as famílias também participem da campanha.

Para finalizar, fizeram uma manifestação dentro do colégio gritando “Save water” e “Don’t pollute!”.

Confira alguns momentos:

Sexta-feira | 22 de março

O Dia Mundial da Água foi utilizado para refletir sobre as ações adotadas pelo CVVP desde 2017 em relação ao consumo de água e também de materiais descartáveis, como o plástico.

Para realizar a limpeza da quadra, por exemplo, o sistema antigo utilizava rodo e pano e, assim, gastava cerca de 5.400 litros de água por lavagem. Com os novos hábitos, o rodo e o pano foram substituídos por uma lavadora que consome apenas 120 litros por lavagem, reduzindo o consumo em 98%.

Para a limpeza das salas de aula passou a ser utilizada vassoura Bio, que gasta 115,20 litros de água por ano. Essa mudança gerou a diminuição de 60% do consumo.

Também houve a redução no uso de copos descartáveis, todos os colaboradores do CVVP estão utilizando as próprias canecas.

A produção de copos descartáveis chega a consumir cerca de 500 ml de água, ou seja, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, os funcionários também estão economizando água.

Dessa forma, o CVVP busca transformar hábitos e conscientizar alunos e funcionários sobre a importância de cuidar do planeta.