ENSINO MÉDIO

Ciência em casa: transformações gasosas

Os alunos do Ensino Médio continuam combinando alguns dos objetos presentes em casa, com o objetivo de desenvolver atividades experimentais e praticar Ciência.

Desta vez, os alunos da 1ª série do Ensino Médio atuaram em três experimentos diferentes que envolveram as transformações gasosas. Na primeira etapa, os estudantes colocaram uma bexiga pequena dentro de uma seringa e fizeram pressão com o êmbolo para observar quais transformações aconteciam.

Em outra experiência, os alunos encheram uma nova bexiga, a colocaram em contato com água gelada e, em seguida, na água fervente. Assim, notaram uma mudança no tamanho do balão de acordo com o líquido no qual ele estava em contato.

As turmas também usaram uma garrafa e um canudo para observar a variação da pressão durante a mudança de temperatura. Nesse experimento, concluíram que quanto maior a temperatura, maior o volume do gás dentro do recipiente.

Veja os experimentos: