FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Aulas de Laboratório Criativo oferecem educação mão na massa

A Cultura Maker esteve presente durante toda a primeira parte dos estudos em casa. Os alunos dos 7ºs anos construíram e criaram diferentes objetos, de acordo com os objetivos propostos e com as orientações do professor André Gomes.

Em uma das atividades, os estudantes construíram um dispositivo lançador para simular uma catapulta – máquina que surgiu no século XIII a.C. e que era usada para lançar objetos pesados contra um inimigo, utilizando grande força.

Com o desenvolvimento do dispositivo, os alunos puderam compreender de que forma os materiais utilizados interferem no alcance da catapulta. Sendo assim, visualizaram o conceito de força e tensão, além da relevância do peso do objeto a ser lançado.

Dessa forma, os alunos estudaram as possibilidades de construção usando a criatividade e colocaram a mão na massa para desenvolver o protótipo.