EDUCAÇÃO INFANTIL

Alunos do Nível II fazem campanha de conscientização

Durante a Semana do Meio Ambiente, as professoras do Nível II levantaram diversos questionamentos nas videoaulas, com o objetivo de promover a conscientização e o reconhecimento da importância do meio ambiente.

Ao assistir as professoras confeccionando um jogo com material reciclável e plantando feijões, os alunos foram convidados a fazer o mesmo com as suas famílias.  O brinquedo fez com que os alunos percebessem a importância da reciclagem como uma forma de diminuir a produção de lixo e ressignificar a utilização de alguns objetos.

Já a plantação teve o intuito de fazer os alunos assumirem a responsabilidade do cuidado com as plantas, por meio do reconhecimento da importância delas para o equilíbrio ambiental. Além disso, os estudantes também puderam observar a escrita das palavras lixo e natureza, o que contribuiu para o processo de letramento das turmas.

Para finalizar, as crianças foram incentivadas a realizar uma campanha de conscientização sobre os cuidados com o planeta. As professoras orientaram as famílias montar uma roda de conversa com os seguintes questionamentos: o que foi possível aprender com este tema? Como podemos fazer a nossa parte para preservar o meio ambiente? Como podemos ensinar o cuidado com o meio ambiente para as outras pessoas?

As famílias também foram convidadas a montar um cartaz, utilizando os materiais presentes em casa, com frases motivadoras, desenhos ou imagens recortadas de jornais e revistas.

Veja alguns momentos: