ENSINO MÉDIO

Alunos do CVVP participam de workshop sobre redação jornalística

A parceria com a Escola de Propaganda e Marketing (ESPM) continua oferecendo conhecimento de nível acadêmico para os estudantes do CVVP. Na tarde da última segunda-feira (10), um grupo de alunos do Fundamental II e Ensino Médio participou de um workshop ministrado pela doutora em Ciências da Comunicação na área de Interfaces Sociais da Comunicação, Claudia Maria Bredarioli.

Durante o workshop, os alunos puderam compreender o texto como elemento-chave da linguagem e a forma que ele se apresenta em jornais, revistas e redes sociais como, por exemplo, no Facebook. Também conheceram quais são as etapas do processo jornalístico durante a identificação e produção de uma notícia, e quais os tratamentos possíveis para o texto.

A oportunidade ampliou as possibilidades em relação ao universo da comunicação. “Foi uma experiência que nunca tive e como sempre me interessei por jornalismo, acredito ter sido importante para a minha formação”, relatou o estudante do primeiro ano do Ensino Médio, Giovanni Massola.

Entre os estudantes presentes, estavam alguns que farão parte do Grupo de Educomunicação Colaborativa (GrEC) do CVVP, que tem como objetivo criar um canal de comunicação que contemple a comunidade escolar, enquanto representa o universo dos alunos.

Possibilitar diferentes experiências com profissionais do mercado contribui com os materiais que serão produzidos pelo grupo. “Foi possível ter uma noção maior do que é uma redação jornalística e isso vai agregar nas produções do GrEC”, contou o estudante do segundo ano do Ensino Médio, Ítalo do Nascimento.

De acordo com o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, Thiago Cavalcanti, o papel da escola é oportunizar outros espaços e contextos relacionados à educação.

O workshop possibilitou a familiarização com alguns conceitos jornalísticos que serão utilizados durante as produções que serão realizadas pelo GrEC. Por meio de uma rica troca de conhecimento, eles tiraram dúvidas que contribuirão com o desenvolvimento desse projeto que está apenas começando.