FUNDAMENTAL I

Alunos do CVVP participam de palestra sobre a cultura indígena

Alunos do CVVP participam de palestra sobre a cultura indígena

As turmas dos terceiros anos do Fundamental I estudaram sobre os primeiros habitantes do Brasil: os índios. Por meio de atividades e leituras, eles descobriram como é o artesanato indígena, as pinturas corporais, alguns objetos utilizados por eles e como vivem nos dias atuais.

Para encerrar o conteúdo, os estudantes participaram de uma palestra com o biólogo especializado em Biologia Marinha no Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP), Luiz Frosch. Ele trabalhou 40 anos com recursos marinhos e águas doces, e também tem experiência no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA. Em 2015 esteve no Rio Xingu para realizar a proteção das terras contra os homens brancos e compartilhou, na tarde da última quarta-feira (26), as vivências com as turmas dos terceiros anos.

A partir dessa experiência enriquecedora, os alunos conheceram a realidade indígena como, por exemplo, quais são os critérios utilizados durante a escolha de um cacique e qual é a sua função. Também descobriram que os índios possuem diversos conhecimentos, principalmente em relação ao meio ambiente.

Os alunos embarcaram em uma palestra recheada de conhecimento. O biólogo explicou, por exemplo, que não se deve interferir na vida dos índios, mas que é possível mostrar como é a vida fora das tribos. Mostrou que mesmo mantendo a cultura indígena, as tribos já utilizam alguns objetos do homem branco como câmera fotográfica, microfone e caixa de som.

Para finalizar, os alunos puderam tirar dúvidas e curiosidades com o especialista. Foi um momento inesquecível. Confira:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *