FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Alunos do CVVP contribuem com a divulgação da ciência

A partir deste ano, os alunos do 9º ano do CVVP terão a oportunidade de contribuir com a divulgação científica no país. Esse é o desafio criado pela disciplina de Iniciação Científica, que passa a compor o currículo do Ensino Fundamental Anos Finais. Ao longo do ano, os alunos entrarão em contato com metodologias de pesquisa científica, artigos, feiras, simpósios e aprenderão a pesquisar, realizar fichamentos e escrever dentro das normas acadêmicas.

O produto final será a realização de uma exposição dos trabalhos de pesquisa dos estudantes, no formato de divulgação da ciência. É notório o quanto a falta de acesso ao conhecimento científico afeta a sociedade como um todo e é papel da escola e dos alunos serem porta-vozes desses conhecimentos.

Os trabalhos dos alunos serão inspirados em cinco temas geradores: Catástrofes socioambientais; Epidemias e Pandemias; Segurança Pública; Manipulação de dados e fake news; Excesso de informação no mundo atual.

Projetos como esse colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem e auxiliam no desenvolvimento de diversas habilidades, incentivando os estudantes a se tornarem agentes participativos do meio científico e tecnológico, a partir de conhecimentos que serão utilizados na vida acadêmica e profissional.