EDUCAÇÃO INFANTIL

Acolhimento socioemocional no CVVP

O acolhimento socioemocional na retomada das aulas presenciais foi essencial para proporcionar aos alunos e professores um retorno mais saudável e tranquilo. O comportamento tem relação direta com o que se pensa, vive, sente e, sendo assim, a equipe pedagógica do CVVP entendeu que era a hora de “acolher com os ouvidos” os alunos e estreitar os laços emocionais, para que eles se sentissem seguros nessa nova caminhada.

Refazer esse laço de confiança e segurança emocional facilita o processo de reintegração social. Pensando nisso, a Orientadora Educacional Flávia Guedes, junto com as professoras, pensou em propostas divertidas para a Educação Infantil, nas quais os alunos pudessem falar sobre seus sentimentos, respeitando os protocolos de segurança.

No nível I, ainda nas aulas online, iniciou-se um bate papo sobre os sentimentos. A partir desta fase tão difícil pela qual todos estão passando, os alunos puderam expressar os seus sentimentos. Foi proposta uma atividade na qual cada aluno montou uma “árvore dos sentimentos”, colocando palavras de acolhimento que proporcionam alegria para eles.

Nas aulas presenciais, as turmas retomaram o bate-papo jogando as “Cartinhas dos Sentimentos”, e cada aluno escolheu uma carta com emojis para contar aos amigos o que o deixa feliz, triste, com raiva, com medo e o que lhe traz calma.

Na semana seguinte, as professoras Jéssica Bassi e Mariana Freitas, do Nível I, elaboraram uma atividade socioemocional para abordar o tema “escola”, proporcionando questionamentos como “o que você sente mais falta na escola?”, “qual o seu ambiente preferido quando está no CVVP?” e “o que está achando desse retorno presencial?”. Após a atividade, cada aluno expressou seu sentimento por meio de um desenho.

Já as turmas de Nível II, durante as aulas online, refletiram sobre as emoções tendo como base um livro de histórias e, com ele, foi abordado uma emoção diferente a cada aula. A atividade começou com os sentimentos felizes e tristes, pois são os que os alunos apresentam mais facilidade de identificar e expressar oralmente situações nas quais eles se manifestam. Para finalizar, fizeram um desenho para representar a emoção que foi discutida, conforme relataram as professoras Aline Soler e Isabella Farinazzo.

Sentimentos como raiva, medo, coragem, curiosidade, orgulho e ciúme, serão abordados até o fim do ano. A expectativa é que as professoras ainda façam um baralho das emoções, juntando todos os registros dos alunos.

Confira o que alguns alunos disseram:

“Fiquei triste porque não pude vir para a escola, mas fazer as lições da escola em casa me deixou feliz.” (Fernanda – NIIA)

“Quando cheguei na escola fiquei assustado, mas foi bom! Fiquei feliz!” (Matheus S. – NIIA)

“Quando cheguei na escola fiquei feliz porque vi a professora.” (Amanda – NIIA)

“Fico confuso quando fico com sono.” (Rafael – NIIA)

‘’ Fico triste quando fico longe dos meus pais.” (Lara- NIIB)

“ Fico alegre de poder vir na escola. ‘’ (Leonardo- NIIB)